quinta-feira, 26 de junho de 2008

Roma Antiga

Roma teve destaque a partir da formação de sua república, no século V aC. Nessa época, deu um salto gigantesco do ponto de vista militar e estratégico. Evoluiu também na arquitetura, pois queria ressaltar todo o poder e prestígio da cidade-estado. Houve uma explosão demográfica nessa época, a ponto da população chegar a 3,5 milhões de habitantes. Com todos esses progressos, somados às conquistas territoriais e ao sucesso econômico, passou-se a falar de um Império Romano.







Os romanos não desenvolveram um design no mobiliário muito diferente dos gregos. As cadeiras são muito parecidas no formato geral com as gregas, contudo, há ornamentos típicos da cultura de Roma (por exemplo o leão, usado nos combates contra os gladiadores), substituindo os detalhes parecidos com o capitel das colunas gregas. Desenvolveu-se um estilo mais característico principalmente nos tronos (figuras acima), exatamente pela necessidade romana de mostrar o seu poder.
Até mesmo as cadeiras da população em geral se pareciam com tronos:









Os sofás romanos tinham o mesmo formato dos gregos: pareciam camas e eram mais elevados com um apoio para os pés. Na figura ao lado, pode-se notar alguns elementos que influenciariam o mobiliário barroco e renascentista, como o anjo e o uso de cariátides ao longo da coluna.

Foi inventado também na Roma Antiga a "cama portátil", que, na verdade, era usada como assento quando levada pelos servos. Ela tinha 4 prolongamentos cilíndricos que eram apoiados nos ombros das pessoas que iam carregá-la e tinha um teto, para proteger o "passageiro" do sol. Esse tipo de móvel foi muito recorrente na época da escravidão no Brasil.

Glossário
Cariátides são colunas com formatos femininos. Começaram a ser usadas na arquitetura da Grécia Antiga.

Bibliografia específica

Vasos sanitários (até o final da Revolução Industrial)

Há registros de que em 3000 aC, em diversos locais (principalmente na Ásia), foram inventados os primeiros vasos sanitários.
No antigo Império Romano, começou-se a construir banheiros públicos (literalmente públicos, pois não havia compartimento individual), que era uma espécie de banco com o orifício necessário. Logo à frente, havia uma vala por onde passava água corrente, para que as pessoas pudessem fazer suas abluções. (ver figura ao lado)
Em 1576, Sir John Harington fez para a rainha Elizabeth I um vaso sanitário (que, a propósito, virou chacota na época por causa de seu design). Entretanto, é atribuído a Harington o princípio da invenção do vaso sanitário.


Com a eclosão da Revolução Industrial, no século XVIII, evoluiu-se bastante nas tecnologias relativas aos vasos sanitários. É importante salientar, contudo, que nesse meio tempo, houveram invenções importantes como o WC (water closet), que é o conceito que se tem atualmente de vaso sanitário.








"Color decoration": nota-se uma influência dos vasos de Wedgewood nos wc abaixo, uma vez que há a decoração da cerâmica com determinados padrões, com a organicidade típica do Art Nouveau.














Vaso sanitário de 1880.










Catálogo de vendas de 1898.











Glossário

- ablução é um ritual praticado geralmente pelo judaísmo, que consiste na purificação após relações sexuais, parto, menstruação e outros tipos de "contaminação". Nada mais é do que se lavar.
- organicidade é um neologismo necessário (que até deveria ser incorporado nos dicionários, devido à sua praticidade) criada pela autora do blog para designar a característica de possuir uma forma orgânica.


Bibliografia específica
http://www.toiletology.com/history.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Flush_toilet
http://en.wikipedia.org/wiki/Toilet
http://www.victoriancrapper.com/Toilethistory.HTML