domingo, 29 de junho de 2008

Thonet

Catálogo dos móveis Thonet
Michael Thonet participou da história do mobiliário do século XIX por suas perfeitas formas curvas feitas com a madeira, matéria-prima padrão de seu trabalho. Ele conseguia o formato curvilíneo por meio de um processo de aquecimento e molde da madeira, que fora patenteado em 1856, tornando-o o maior (e melhor) produtor de madeiras curvas. Além disso, havia outra particularidade no mobiliário Thonet: as cadeiras eram desmontáveis. Isso traduzia bem o conceito da Revolução Industrial que estava em seu apogeu na época.
Ele ficou conhecido pela sua cadeira nº 14 (à direita), com o seu design simples e inovador. Thonet não produzia apenas para a elite e isso ajudou a popularizar seu mobiliário e, conseqüentemente, torná-lo um sucesso. Até 1930, 75 anos após a criação da cadeira 14 , ele já havia vendido 30 milhões desse modelo



Outra característica marcante do mobiliário Thonet é o "estofamento". O encosto e o assento são geralmente feitos de palha entrelaçada.
A produção de Thonet é bastante característica. Suas "cadeiras de vó" revolucionaram um sistema de produção e inovaram em um conceito novo do sentar global.

Bibliografia específica
http://www.thonet.com/history.htm

Nenhum comentário: