sábado, 28 de junho de 2008

Renascimento

O Renascimento pode ser caracterizado como um movimento cultural que tem como características principais ser racional, científico, individualista, antropocentrista e hedonista. Se estendeu do século XIV ao XVI, tendo destaque nos dois últimos séculos.
Inspirando-se na cultura greco-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como "Idade das Trevas". Para os renascentistas, a época obscura seria abolida por um "renascimento" cultural, o momento em que estavam vivendo.


No que tange ao mobiliário, essa época ficou conhecida como "Walnut Period", devido à matéria-prima utilizada em abudância, a nogueira.




Uma das influências greco-romanas é a cadeira Savonarola (ao lado), também conhecida como cadeira Tesoura, cadeira Dante ou cadeira-X, pelo seu formato básico. Na Renascença, era normalmente feita com a madeira de nogueira. Ela feita de modo que parece ser dobrável, mas na verdade não é.


Outra cadeira que ficou famosa na época do Renascimento, principalmente na França, foi a Caquetoire (à esquerda). Isso se deu por causa do formato não retangular, mas em forma de um trapézio, do assento. A cadeira era propícia para as mulheres da época, que usavam muitas saias. Elas cabiam perfeitamente nas cadeiras.











Bibliografia específica
http://en.wikipedia.org/wiki/Caquetoire
www.suapesquisa.com/idademedia/
FASTNEDGE, Ralph. English Furniture Styles: from 1500 to 1830

Nenhum comentário: