quarta-feira, 25 de junho de 2008

Egito Antigo


A civilização egípcia, uma das primeiras e grandes da história, teve destaque de 3200 aC a 32 aC (quando é dominada pelo império romano). Os egípcios eram politeístas e cultuavam seus deuses em um templo específico para cada um deles. Alguns animais eram sagrados e tinham suas formas expostas nos objetos e na produção artística (pintura e escultura) da época.
A sociedade era estruturada de forma definida, onde o faraó era a autoridade máxima. Ele e sua família moravam em um palácio, diferente de todos os outros. O mobiliário do Antigo Egito estava quase inteiramente concentrado na moradia do faraó.



As cadeiras aparentavam riqueza e elegância e simbolizavam o status de quem as usava. Eram feitas de ébano e marfim ou de madeira e cobertas de materiais caros. Possuíam figuras em alto relevo, geralmente destacando o faraó e suas ações.
Os pés da cadeira eram patas de animais, como leão e touro, simbolizando força, vigor e poder. Pode-se notar uma clara influência no que diz respeito aos pés das cadeiras egípcias em relação ao mobiliário Luís XV, onde usava-se na extremidade da cabriole leg a pata de um leão, representando a mesma simbologia da cultura do Antigo Egito.


As camas, da mesma forma, eram feitas geralmente de madeira, com os pés em forma de patas de animais. Ao invés de travesseiros ou almofadas, havia um aclive em uma das extremidades da cama, onde ficaria a cabeça. Eram aproximadamente 30 cm mais elevadas que as atuais.
(clique nas imagens para ampliá-las)

Curiosidades
- Cada animal representava uma qualidade, respectiva à sua própria característica. O chacal representava esperteza noturna; o gato, agilidade; o carneiro, reprodução; a serpente, poder de ataque; a águia, capacidade de voar; o escaravelho, ligado a ressurreição.

Bibliografia específica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egipto
http://www.suapesquisa.com/egito/
imagens: http://www.biblepicturegallery.com/pictures/Furniture.htm

Nenhum comentário: